domingo, 29 de agosto de 2010

Olhando mais de perto

Não vou negar que o motivo que me levou à Engiadina foi poder ver de perto a técnica do esgrafito. Como alguém pode ficar tão encantado assim por algo?!
Resolvi ver ao pormenor, olhar bem de perto, passar a mão... sabe como? E quanto mais próximo eu chegava, mais me apaixonava. A técnica é simples por demais. Aliás, as grandes ideias quase sempre são as mais singelas. Veja estas janelas:De perto, podemos observar como o trabalho é feito:
O baixo relevo é alcançado com o reboco ainda úmido. Cava-se ou raspa-se a camada à volta do desenho e a parte mais alta pode estar já previamente caiada e ainda úmida ou pinta-se com um rolo depois de seco, ou mesmo nas manutenções da pintura.
O efeito é surpreendente! Olhando-se o conjunto de longe, não se tem muita ideia de como os arabescos vão se formando.
Também dá para perceber que há várias maneiras de se conseguir o resultado. Como qualquer técnica duradoura que vai se adaptando e evoluindo ao longo do tempo.

E claro: como em todo métier, há bons e maus profissionais. Basta uma rápida olhada nos detalhes abaixo, para se verificar logo as diferenças:



Então? Que tal os detalhes do esgrafito? Eu, pelo menos, matei a minha curiosidade. E já ando aqui com ideias na cabeça...

Nenhum comentário: