sexta-feira, 30 de julho de 2010

O guarda-freio

Depois de subir o elevador do Lavra em Lisboa, não resisti e fui falar com o senhor que conduzia o dito cujo. Sim, porque eu fiquei imaginando como é que se chamaria aquela função que ele exercia...
(rufar de tambores)...
Ta-rãnnnnnnnn... Guarda-freio!!!
Viu só?! Aprendemos mais uma hoje, heim?! Você imaginava uma coisa destas? Guarda-freio. É verdade que os portugueses gostam de ter "guardas" em muitos lugares... Por exemplo, o goleiro em Portugal é chamado de guarda-redes. Então nada mais lógico que o senhor que conduz o elétrico para que as pessoas possam ascender ao outro terreno se chame guarda-freio. Fala sério: eu nuuuuuunnnnnca ia adivinhar o nome desta profissão. Antiga, já quase extinta na face da terra, mas com um requinte de poesia inegável aos olhos de hoje. E qual não foi a decepção da Carolina quando tivemos que descer:

_... mas já chegou?!

_ Claro. Onde mais você queria ir?

_ Pensei que a gente ia dar um passeio de elétrico, e já acabou... Eu nem vi nada!

_ Ok, menininha... da próxima vez você sobe a pé.

Nenhum comentário: